O FESTIVAL » SOBRE

HISTÓRICO

Em 2017, o FIT - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto completa 48 anos de história. Criado em 1969 pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto como Festival Nacional de Teatro Amador, em 2001 ampliou suas fronteiras e assumiu dimensão internacional, a partir de uma parceria com o Sesc São Paulo.

O Festival anualmente leva aos palcos, às ruas e espaços alternativos, as diferentes possibilidades de diálogo com o teatro na contemporaneidade. O evento é um importante espaço de discussão e reflexão sobre as artes cênicas.

O FIT Rio Preto caracteriza-se por propor uma programação de grande valor artístico, estético e de reflexão crítica. Para além disso, a programação de espetáculos e atividades formativas são voltadas a democratização da produção, o acesso e a fruição dos bens e serviços culturais.

A programação, provocativa e em constante mudança, é aberta às mais diferentes tendências contemporâneas das artes cênicas.

A manutenção e progressão na seleção dos espetáculos, tanto do ponto de vista estético e formal quanto da experimentação e conteúdo, tem sido um dos principais diferenciais nesse processo do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto.

O conceito e a legitimidade que o FIT Rio Preto alcançou em 48 anos de história traduzem uma trajetória de luta e superação, em consonância com fatos marcantes do Brasil e do mundo, como a onda da contracultura dos anos 60; a luta pela liberdade de expressão e contra o dirigismo autoritário; a falta de recursos e de apoio. A luta sempre esteve alicerçada no conceito e na legitimidade.

A longevidade do Festival de São José do Rio Preto, aliada à resistência frente às adversidades e carência de investimentos na área cultural, se deve ao rigor organizacional e uma constante dinâmica no sentido de atender à demanda sempre mais exigente de um público crescente e cada vez mais crítico


ATORES
COMPANHIAS
ESPETÁCULOS
PAÍSES