
FIT Rio Preto Lança Olhar Sobre Pluralidade do Teatro Rio-pretense com 13 Obras
Destaques incluem a estreia de “Aquele que Tem os Pés Inchados” da Cia. Azul Celeste, e “Madame Curie” da Cia. Apocalíptica. Confira a programação completa das 13 obras locais.
FIT Rio Preto lança olhar sobre pluralidade do teatro rio-pretense por meio de 13 obras
Entre os destaques, estão a estreia nacional de “Aquele que Tem os Pés Inchados”, que marca os 35 anos da Companhia Azul Celeste, e novo espetáculo da Companhia Apocalíptica, “Madame Curie”, sobre cientista que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade.
Com o compromisso de fomentar artistas e grupos locais, na edição 2025 o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) lança o olhar para os mais variados modos de fazer teatro, dança e performance na cidade por meio de 13 obras. Na programação de espetáculos, figuram desde companhias longevas às novas gerações.
Um dos grandes destaques é a estreia nacional do espetáculo que celebra os 35 anos da Companhia Azul Celeste, “Aquele que Tem os Pés Inchados”, com dramaturgia e direção de Jorge Vermelho. A obra é classificada como uma travessia cênica inspirada no mito de Édipo. As apresentações ocorrem de 18 a 24 de julho, com ingressos já esgotados.
Teatro negro para crianças
O teatro negro para crianças é contemplado pela companhia Cênica com “Bitita - Para Não Esquecer”, montagem inspirada no livro “Diário de Bitita”, obra da escritora e poeta brasileira Carolina Maria de Jesus (1914-1977).
Dança
Da nova geração, o bailarino e diretor Mayk Ricardo traz dois trabalhos. O espetáculo “Tenha Cuidado! É o Meu Coração”, que parte da biologia do coração para uma reflexão poética sobre corpos negros, e a performance “Outros Navios: Danças para Não Morrer”, que propõe um levante afetivo e se encerra com uma discotecagem ao vivo.
Adaptação de clássico
O Coletivo de Artistas Passarim de Palco chega com “Angústia”, solo atuado e dirigido por Daniel Neves, que adapta o romance de Graciliano Ramos de 1936, mergulhando na mente de um homem em conflito.
“A ideia de transformar a obra Angústia, de Graciliano Ramos, em uma peça teatral é uma escolha artística profundamente justificável, tanto por seu valor literário quanto pela riqueza de elementos dramáticos presentes na narrativa”, diz Neves.
Mulher cientista
Outro destaque é o novo espetáculo da Companhia Apocalíptica, “Madame Curie”, que conta a história da física polonesa para o público infantojuvenil, mesclando música ao vivo, experiências científicas e teatro de formas animadas.
“Eu acredito que esta trajetória tão importante pode inspirar muitas meninas e meninos, jovens e adultos, a não desistir de concretizar também todos os sonhos que desejam”, afirma Stella Tobar, que assina a dramaturgia.
Serviço
FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FIT RIO PRETO
- Data: De 17 a 26 de julho – São José do Rio Preto – SP/ Brasil
- Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto
- Apoio: Plaza Avenida Shopping
- Parceria: Sesi São Paulo
- Programação completa: fitriopreto.com.br
- Press kit: https://bit.ly/presskitfit2025
Espetáculos Locais no FIT Rio Preto
AQUELE QUE TEM OS PÉS INCHADOS
Companhia Azul Celeste (São José do Rio Preto – SP) Sinopse: Uma travessia cênica inspirada no mito de Édipo, onde o herói trágico dá lugar ao errante contemporâneo.
- Duração: 90 min
- Classificação: 18 anos
- Datas: 18, 20, 21, 22, 23, 24/07, às 18h e 21h – Espaço Azul Celeste
OS MENINOS E AS PEDRAS
Cia. Girasonhos (São José do Rio Preto – SP) Sinopse: Duas crianças, uma palestina e um judeu, disputam um quintal na Faixa de Gaza, descobrindo semelhanças e criando laços.
- Duração: 60 min
- Classificação: Livre
- Datas: 18 e 19/07, às 19h - Teatro Municipal Nelson Castro
EXPRESSO CARACOL
Cia dos Pés (São José do Rio Preto – SP) Sinopse: Um palhaço e uma bailarina viajam em um caracol cenográfico, levando poesia, dança e a magia do circo em seu teatro ambulante.
- Duração: 50 min
- Classificação: Livre
- Datas: 19/07, 10h (Praça Dom José Marcondes) e 17h (Núcleo da Esperança)
A REVOLUÇÃO DOS BICHOS
Cia. Apocalíptica (São José do Rio Preto – SP) Sinopse: Adaptação da obra de George Orwell que usa fábulas, sátiras e musicais para refletir sobre o contexto político-social atual.
- Duração: 70 min
- Classificação: Livre
- Datas: 20/07, 16h (Cidade da Criança) e 25/07, 16h (Praça Dom José Marcondes)
BITITA – PARA NÃO ESQUECER
Cênica (São José do Rio Preto/SP) Sinopse: Inspirado em Carolina Maria de Jesus, o espetáculo retrata o sonho e a realidade da atrevida menina Bitita.
- Duração: 50 min
- Classificação: Livre
- Datas: 21/07, às 15h e 19h – Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
ANGÚSTIA
Coletivo Passarim de Palco (São José do Rio Preto/SP) Sinopse: Peça inspirada na obra de Graciliano Ramos, mergulhando na mente de um homem em conflito consigo e com a sociedade.
- Duração: 45 min
- Classificação: 16 anos
- Datas: 21 e 22/07, às 21h – Teatro Municipal Nelson Castro
MADAME CURIE
Cia. Apocalíptica (São José do Rio Preto/SP) Sinopse: A história da cientista Marie Curie contada com palhaçaria, formas animadas, bonecos e música ao vivo para o público infantojuvenil.
- Duração: 60 min
- Classificação: Livre
- Datas: 22/07, às 15h e 19h – Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
TENHA CUIDADO! É O MEU CORAÇÃO
Mayk Ricardo (São José do Rio Preto/SP) Sinopse: Um rito afetivo e político onde amor e cuidado se tornam armas contra a violência cotidiana que marca os corpos negros.
- Duração: 60 min
- Classificação: 14 anos
- Datas: 23 e 24/07, às 19h – Teatro Municipal Nelson Castro
O MISTÉRIO DO MENINO INVISÍVEL
GAL (Grupo de Apoio à Loucura) (São José do Rio Preto/SP) Sinopse: Dois irmãos procuram um amigo que desapareceu em uma livraria, numa história sobre o direito à leitura e oportunidades.
- Duração: 35 min
- Classificação: Livre
- Datas: 25/07, 10h (Terminal Rodoviário) e 26/07, 10h (Praça Dom José Marcondes)
AOS QUE AQUI ESTÃO
Balé de Rio Preto (São José do Rio Preto – SP) Sinopse: Inspirado em Banksy, o espetáculo aborda o egoísmo social através da dança contemporânea, ressignificando espaços públicos.
- Duração: 45 min
- Classificação: Livre
- Datas: 26/07, 11h (Terminal Rodoviário) e 17h (Núcleo da Esperança)
ERA UMA VEZ... JOÃO E MARIA
Cia Fábrica de Sonhos (São José do Rio Preto/SP) Sinopse: Três contadoras de histórias narram a clássica aventura dos irmãos perdidos na floresta e a casa de doces da bruxa.
- Duração: 60 min
- Classificação: Livre
- Datas: 26/07, às 15h e 19h – Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
TUDO A FAZER
Companhia Azul Celeste (São José do Rio Preto – SP) Sinopse: Num beco, duas pessoas dialogam sobre teatro e existência, num embate filosófico que pode se tornar um acerto de contas.
- Duração: 75 min
- Classificação: 16 anos
- Datas: 25 e 26/07, às 19h – Teatro Municipal Nelson Castro
OUTROS NAVIOS: DANÇAS PARA NÃO MORRER
Mayk Ricardo (em coletivo) (São José do Rio Preto – SP) Sinopse: Quatro performers revisitam suas histórias para resgatar identidades e imaginar novos futuros, celebrando a vida e os afetos.
- Duração: 70 min
- Classificação: Livre
- Data: 25/07, às 22h – Complexo Cultural Swift